Aula complementar, vol.3
Organismo humano, movimento e saúde
Alimentação saudável
Público: Alunos do 6º ao 9º ano.
Introdução
- Uma alimentação rica e balanceada é hoje uma preocupação mundial em decorrencia dos casos de obesidades em nossa sociedade.
Objetivo
- Este trabalho tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar, da importância de modificar hábitos alimentares e incrementar a prática de ATIVIDADE FÍSICA, como fatores determinantes para dimiuir o número de doenças causadas pela má alimentação, promovendo condições saudáveis de vida.
A prática de exercícios físicos regular, além de ser saudável, traz diversos benefícios:
- Melhor funcionamento e resistência cardiovascular, já que um coração mais forte precisa trabalhar com menor intensidade para desempenhar sua função, o que previne infartos e derrames, entre outras patologias associadas ao coração.
- O exercício físico promove uma circulação sangüínea mais intensa, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede dos vasos.
- Aumento do colesterol "bom", o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos "entupimentos".
- Diminuição da pressão arterial.
- Melhor função respiratória, o que melhora a disposição para as atividades diárias.
- Ajuda a aliviar o esstresse.
- Proporciona maior força e flexibilidade aos músculos, ao mesmo tempo em que gasta calorias.
Duração das atividades:
Três aulas de 50 minutos.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
No primeiro momento será feita uma sondagem com os alunos para verificar os conhecimentos prévios sobre o tema trabalhado e em seguida os mesmos serão encaminhados para a biblioteca e sala de informática para realizarem pesquisas pela internet (Dicas de sites abaixo), em livros e revistas que tratam o assunto, como: corpore, Saúde-Bem estar,Boa Forma entre outras.
pt.wikipedia.org
portal.anvisa.gov.br/.../alimento_saudavel_gprop_web...
www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id...
revistacorpore.com.br/...saudavel/alimentacao-saudavel...
planetasustentavel.abril.com.br/.../novo-guia-nutricao-r...
Recursos: cartazes, livros, gravuras, vídeos, imagens, slides.
Avaliação: Durante todo o processo de ensino-aprendizagem os alunos serão avaliados com relação às habilidades de leitura, escrita e oralidade, bem como criatividade e participação em grupo.
S.O.S
SAÚDE |
Resultado das pesquisas:
O termo alimentação saudável pode adquirir vários significados,
dependendo do local onde se vive,
crenças populares, religiões, hábitos familiares, da cultura e da época.
A alimentação saudável é constituída por três grupos de alimentos básicos:
- Energéticos (carboidratos): alimentos
com alta concentração de carboidratos, como grãos de cereais (arroz,
milho e trigo), pães, biscoitos e massas, tubérculos como batatas,
beterraba,inhamee raízes como mandioca.
- Lipídios: óleo e gorduras.
- Reguladores: frutas em geral, hortaliças e legumes.
- Proteicos:
vegetais ricos em proteínas vegetais, como cereais integrais,
leguminosas e também sementes e castanhas, alimentos-fonte de proteínas
de origem animal como as carnes de qualquer variedade animal, ovos e
laticínios.
Siga as instruções:
Algumas dicas de alimentação balanceada:
Siga as instruções:
Algumas dicas de alimentação balanceada:
- Não use o sal em excesso, é prejudicial à saúde, podendo levar ao desenvolvimento de hipertensão, não utilize alimentos muito condimentados (não esqueça que os produtos industrializados contêm sais como conservantes).
- Sirva sempre um suco cítrico ou fruta cítrica - a necessidade da reposição de vitamina C é diária.
- Varie as formas de preparo dos alimentos (assado, grelhado, cozido)
- Sirva saladas com hortaliças de cores variadas, utilizando 3 variedades, no mínimo, por refeição, combinando as hortaliças cruas e cozidas.
- Prepare as guarnições (preparações que complementam o prato principal ou proteico) com hortaliças cozidas, refogadas, salteadas, gratinadas, assadas, sautê ou na forma de purês; as guarnições podem ser também farofas e massas.
- Evite desperdício (faça comida de acordo com o número de pessoas).
O Ministério da Saúde Brasileiro (2005) determina como ideais três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas com três refeições pequenas:
- O ideal é que cada indivíduo consiga adequar suas refeições diárias a sua rotina de atividade, estudo ou trabalho, procurando fazer no mínimo quatro refeições diárias.
- Mantenha uma rotina de horários, varie os alimentos nas refeições, não deixe de fazer nenhuma delas para benefício do organismo.
- Sirva quantidades pequenas de alimentos para conseguir variar e nunca utilize, nas grandes refeições, só um tipo de alimento ou preparação culinária.
- Consuma laticínios para repor cálcio, proteína e vitamina B12, de preferência nas pequenas refeições como desjejum e lanche da tarde. Eles fornecem nutrientes indispensáveis à formação celular dos tecidos ósseos e orgânicos. A matriz óssea orgânica completa sua formação até os 25 anos de idade. Depois dessa formação, o cálcio e o fósforo dos laticínios são utilizados para repor célular ósseas, o que ocorre com frequência.
- Não dispense carnes por sua qualidade proteica e de ferro biodisponível para formação das hemácias e vitaminas do complexo B.
- Utilize variedade de cereais integrais e leguminosas para suprir as necessidades energéticas e de proteínas vegetais.
- Não dispense hortaliças, legumes e frutas para reposição de vitaminas, sais minerais e fibras, tão necessários ao bom funcionamento intestinal.
- Beba bastante água ao longo do dia.
A água facilita a digestão, faz com que as toxinas sejam eliminadas e permite que o organismo absorva os nutrientes.
- Guloseimas, doces e sanduíches não precisam ser excluídos da sua alimentação porém consuma-os moderadamente, não mais do que uma vez na semana, em pequenas quantidades e, naqueles dias em que você tiver gastado mais calorias. Já sabe que irá na pizzaria com os colegas no sábado? Então corra no parque pela manhã ou movimente-se bastante. Faça também pequenas refeições e lanches saudáveis no decorrer do dia para não chegar à pizzaria faminto comendo mais do que deveria.
Cuidado com o excesso,
Pois você é o que você come!