quinta-feira, 4 de outubro de 2012

EE Joaquim Mendes Feliz 
Aula complementar, vol.3
Organismo humano, movimento e saúde
Alimentação saudável


Público: Alunos do 6º ao 9º ano.

Introdução

- Uma alimentação rica e balanceada é hoje uma preocupação mundial em decorrencia dos casos de obesidades em nossa sociedade.


Objetivo

- Este trabalho tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar, da importância de modificar hábitos alimentares e incrementar a prática de ATIVIDADE FÍSICA, como fatores determinantes para dimiuir o número de doenças causadas pela má alimentação, promovendo condições saudáveis de vida.


A prática de exercícios físicos regular, além de ser saudável, traz diversos benefícios:
  • Melhor funcionamento e resistência cardiovascular, já que um coração mais forte precisa trabalhar com menor intensidade para desempenhar sua função, o que previne infartos e derrames, entre outras patologias associadas ao coração.
  • O exercício físico promove uma circulação sangüínea mais intensa, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede dos vasos.
  • Aumento do colesterol "bom", o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos "entupimentos".
  • Diminuição da pressão arterial.
  • Melhor função respiratória, o que melhora a disposição para as atividades diárias.
  • Ajuda a aliviar o esstresse.
  • Proporciona maior força e flexibilidade aos músculos, ao mesmo tempo em que gasta calorias.



Duração das atividades:

Três aulas de 50 minutos. 


Desenvolvimento:
No primeiro momento será feita uma sondagem com os alunos para verificar os conhecimentos prévios sobre o tema trabalhado e em seguida os mesmos serão encaminhados para a biblioteca e sala de informática para realizarem pesquisas pela internet (Dicas de sites abaixo), em livros e revistas que tratam o assunto, como: corpore, Saúde-Bem estar,Boa Forma entre outras.
 pt.wikipedia.org
 portal.anvisa.gov.br/.../alimento_saudavel_gprop_web...
 www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id... 
revistacorpore.com.br/...saudavel/alimentacao-saudavel...
 planetasustentavel.abril.com.br/.../novo-guia-nutricao-r...
 
 Recursos: cartazes, livros, gravuras, vídeos, imagens, slides.
 
Avaliação: Durante todo o processo de ensino-aprendizagem os alunos serão avaliados com relação às habilidades de leitura, escrita e oralidade, bem como criatividade e participação em grupo. 
 
 
                                                                                            S.O.S
SAÚDE
 
 
 
   Resultado das pesquisas:
O termo alimentação saudável pode adquirir vários significados, dependendo do local onde se vive, crenças populares, religiões, hábitos familiares, da cultura e da época.
A alimentação saudável é constituída por três grupos de alimentos básicos:



- Energéticos (carboidratos): alimentos com alta concentração de carboidratos, como grãos de cereais (arroz, milho e trigo), pães, biscoitos e massas, tubérculos como batatas, beterraba,inhamee raízes como mandioca.



- Lipídios: óleo e gorduras.


- Reguladores: frutas em geral, hortaliças e legumes.



- Proteicos: vegetais ricos em proteínas vegetais, como cereais integrais, leguminosas e também sementes e castanhas, alimentos-fonte de proteínas de origem animal como as carnes de qualquer variedade animal, ovos e laticínios.








 Siga as instruções:

Algumas dicas de alimentação balanceada:



- Não use o sal em excesso, é prejudicial à saúde, podendo levar ao desenvolvimento de hipertensão, não utilize alimentos muito condimentados (não esqueça que os produtos industrializados contêm sais como conservantes).
- Sirva sempre um suco cítrico ou fruta cítrica - a necessidade da reposição de vitamina C é diária.
- Varie as formas de preparo dos alimentos (assado, grelhado, cozido)
- Sirva saladas com hortaliças de cores variadas, utilizando 3 variedades, no mínimo, por refeição, combinando as hortaliças cruas e cozidas.
- Prepare as guarnições (preparações que complementam o prato principal ou proteico) com hortaliças cozidas, refogadas, salteadas, gratinadas, assadas, sautê ou na forma de purês; as guarnições podem ser também farofas e massas.
- Evite desperdício (faça comida de acordo com o número de pessoas).
O Ministério da Saúde Brasileiro (2005) determina como ideais três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas com três refeições pequenas:
- O ideal é que cada indivíduo consiga adequar suas refeições diárias a sua rotina de atividade, estudo ou trabalho, procurando fazer no mínimo quatro refeições diárias.
- Mantenha uma rotina de horários, varie os alimentos nas refeições, não deixe de fazer nenhuma delas para benefício do organismo.
- Sirva quantidades pequenas de alimentos para conseguir variar e nunca utilize, nas grandes refeições, só um tipo de alimento ou preparação culinária.
- Consuma laticínios para repor cálcio, proteína e vitamina B12, de preferência nas pequenas refeições como desjejum e lanche da tarde. Eles fornecem nutrientes indispensáveis à formação celular dos tecidos ósseos e orgânicos. A matriz óssea orgânica completa sua formação até os 25 anos de idade. Depois dessa formação, o cálcio e o fósforo dos laticínios são utilizados para repor célular ósseas, o que ocorre com frequência.
- Não dispense carnes por sua qualidade proteica e de ferro biodisponível para formação das hemácias e vitaminas do complexo B.
- Utilize variedade de cereais integrais e leguminosas para suprir as necessidades energéticas e de proteínas vegetais.
- Não dispense hortaliças, legumes e frutas para reposição de vitaminas, sais minerais e fibras, tão necessários ao bom funcionamento intestinal.
- Beba bastante água ao longo do dia.
A água facilita a digestão, faz com que as toxinas sejam eliminadas e permite que o organismo absorva os nutrientes.



 

- Guloseimas, doces e sanduíches não precisam ser excluídos da sua alimentação porém consuma-os moderadamente, não mais do que uma vez na semana, em pequenas quantidades e, naqueles dias em que você tiver gastado mais calorias. Já sabe que irá na pizzaria com os colegas no sábado? Então corra no parque pela manhã ou movimente-se bastante. Faça também pequenas refeições e lanches saudáveis no decorrer do dia para não chegar à pizzaria faminto comendo mais do que deveria.

Cuidado com o excesso,


 
Pois você é o que você come!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


 Atividade 3-3

PROJETO: Construindo brinquedos com Lixo Reciclável


 TEMA – LIXO X RECICLAGEM




 



Introdução

 Todos nós  sabemos da importância da reciclagem nos dias de hoje. Por este motivo por que não   ensinarmos este conceito aos nossos alunos de maneira divertida e criativa?
  Basta o professor orientar os alunos a acessarem sites indicados e de busca que contenham campanhas educativas, jogos, passatempos e orientação cultural, tendo sempre como assunto o LIXO e a RECICLAGEM.



Através de pesquisas sobre o tema tratado,eles aprenderão que o lixo não deve ser apenas lixo. Dependendo do seu material, poderá transformar-se, através da Reciclagem, em brinquedos, a confecção dos brinquedos contribuirá significativamente com a interatividade e sociabilidade do grupo, além de proporcionar a alegria às crianças por terem construído seus próprios brinquedos e transformar suas brincadeiras mais criativas e significativas. Além de aprender a incentivar os colegas, família, a vizinhança na coleta seletiva do lixo: papel, vidro, plástico e metal. Serão indivíduos ativos na campanha da reciclagem do lixo.

 


·         Público Alvo: Alunos do Ensino fundamental I;
·         Áreas envolvidas: Educação Física, Língua Portuguesa, Ciências e Artes;
·         Temas transversais : Ética e Cidadania, Meio ambiente e Saúde;
·         Tempo previsto: 10 aulas.


Objetivos:

·         Observar o destino do lixo nas residências, a fim de conceituá-lo.
·         Utilizar materiais recicláveis em  confecção de brinquedos e artesanatos.
·         Valorizar as coletas seletivas do lixo, descobrindo os diversos tipos de lixo.
·         Refletir sobre a Natureza, sua força e cuidados que devemos ter para conservá-la inteira, mudando de atitudes com relação à reutilização do lixo.

Recursos Técnicos

·         Computador, impressora, vídeos, fotos, revistas e jornais.

Etapas 

·         Apresentação e orientação do processo de pesquisa na internet;
·         Visitas a sites específicos;
·         Execução de jogos e exercícios;
·         Confecção de brinquedos;
·         Confecção de textos individuais e/ou em grupos.

Sites recomendados para a pesquisa

        http://www.lixo.com.br
        www.aupairis.com/brinquedos-de-material-reciclavel/
        http://www.recloteca.org.br
        www.slideshare.net/sandramirandan/projeto-brincando-com-reciclados
        www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-brinquedos-recicla...
        www.artigonal.com › EducaçãoEducação Infantil
        http://www.rioeduca.net/admin/_m2brupload/_fck/Marcia/20120116174731.gif        http://www.fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos.html


      









Fotos (Registro)








domingo, 23 de setembro de 2012

Aula complementar 6º Ano - Vol. 3
 Ginástica Artística



Introdução

A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, a palavra ginástica vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade". O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.

Histórico

Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística sagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.
 As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.
Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Movimentos da Ginática Artística

Abertura: Ação muscular de extensão da articulação dos quadris.
Avião: Posição de equilíbrio típica da trave, em que o ginasta mantém uma perna no chão e eleva a outra para trás, com os braços abertos. Exige força, flexibilidade e equilíbrio.
Carpada: As pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. É possível também ter uma posição carpada de pernas afastadas.
Estendida: O corpo deve estar em linha reta, sem nenhum ângulo.
Flic-Flac: Movimento preparatório para acrobacias. O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para frente ou para trás.
Grupada: Todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho.
Parada de mãos: Exercício mais básico da ginástica artística. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio.

Aparelhos

Cavalo com alça       
Argolas
Barras Paralelas
Barra fixa
Barras assimétricas
Solo


Brasil

O Brasil, entre as nações lusófonas, destaca-se no meio gímnico pelo crescente aperfeiçoamento e práticas nacionais. Os brasileiros já participaram em finais olímpicas por equipes, tanto com a seleção masculina quanto com a feminina. Entre seus ginastas de destaque estão nomes como Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Jade Barbosa e Diego Hypólito. Internacionalmente, a nação, até 2011, conquistou nove medalhas em Mundiais, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze, das quais sobressaíram-se os ouros de Hypólito e dos Santos nos exercícios de solo. Nos jogos olímpicos de Londres, o brasileiro Arthur Zanetti ganhou a primeira medalha olímpica individual - de ouro - para o país no esporte durante sua execução nas argolas; e Sérgio Sasaki ficou entre os dez melhores ginastas que competiram em todos os aparelhos.

Registro dos alunos: Imagens








segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atividade 4.5

Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico

  Projeto permanente da "EE Joaquim Mendes Feliz"- Projeto Leitura com Desenvolvimento da linguagem de mídia, os documentos de multimídias utilizado foram as imagens. Estas imagens demonstram um pouco das aulas que desenvolvi com meus alunos da 6º ano A sobre a biografia e principais obras dos patronos das salas, para construção do mural.


          Atividade 2.9                             

            Pôster                                

            Patronos                              

            EE Joaquim Mendes Feliz - Projeto Leitura

      


sábado, 1 de setembro de 2012

Contextualizando a mudança - da teoria à prática

Beisebol

Turma: 8ª série 9º ano da "EE Joaquim Mendes Feliz"
Após sondagem sobre o tema: Baseibol, os alunos serão direcionados para a sala de informática para uma pesquisa breve sobre o Tema, as buscas serão feitas no google e you tube. Nesse momento, através das pesquisa relacionadas ao esporte e suas regras, construirão uma apresentação em slides e de vídeos de jogos e, em seguida, demostrarão para a turma. Para a coordenação da atividade, a turma será dividida em  três grupos para as seguintes tarefas: 1ª Taco ou bets, 2ª base quatro, 3ª beisebol. Depois discutirão sobre as possibilidades do jogo de beisebol acontecer no âmbito escolar e então partirão para a parte prática, o jogo propriamente dito.
Tais experiências retratam o uso articulado de diferentes tecnologias e mídias, revelando as potencialidades de práticas pedagógicas, que fomentam a autoria dos alunos e o desenvolvimento de atitudes críticas e reflexivas sobre a sua realidade.
Grupo 1 : Taco

Grupo 2 : Base quatro






Grupo 3 : Beisebol