Plano de aula
Alunos 9º Ano da "EE Joaquim Mendes Feliz"
Atividade complementar caderno vol.3 de ed.física 8ºsérie, 9º ano.
Beisebol
O beisebol é um esporte praticado por duas equipes de nove integrantes, que ocupam as posições de ataque e defesa de forma alternada. O jogo é disputado em um campo com quatro bases, onde o jogador do time atacante usa um bastão para rebater a bola arremessada pelo time defensor.
A partida do jogo tem duração média de duas horas e trinta minutos e divide-se em nove turnos. A cada turno o rebatedor tenta fazer pontos impedindo que a bola chegue aos defensores adversários. Ao rebater a bola, o rebatedor inicia a corrida pelas quatro bases. Quando o time defensor adquire novamente a bola pode fazer com que a corrida do rebatedor pare por algum tempo, tocando seu corpo ou fazendo a bola chegar à base seguinte antes dele. A equipe vencedora é aquela que atinge o maior número de corridas.
O desporto é muito popular em alguns países da América Central, no Japão, nos Estados Unidos, fazendo dele uma das modalidades que mais atrai os espectadores aos estádios. Passou a fazer parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.
Acredita-se que o beisebol tenha aparecido como uma variação do críquete, um dos desportos mais populares na Inglaterra, que consiste em defender com um taco as bolas lançadas pelos adversários.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basebol
Imagens:
Campo
Jogo
Equipamentos
As regras básicas do beisebol
Difíceis de entender para quem não vem de um país onde o beisebol é popular, as regras do beisebol são mais complexas que o exposto abaixo. Mas para iniciantes os tópicos abaixo ajudam a entender o jogo:
• O campo de beisebol é um quadrilátero com 27,4 metros de lado. Em cada quina do campo há uma placa, chamada "base". O fundamento do jogo guarda leve semelhança com o conhecido "jogo de taco" popular entre as crianças brasileiras. O objetivo é acertar uma bola com taco e, caso a rebatida seja correta, correr em volta do campo, tocando nas quatro bases que demarcam os cantos.
• Cada time tem nove jogadores, e o jogo tem nove tempos (chamados innings). Cada inning é dividido em duas metades: na primeira, um time arremessa e o outro rebate. Na segunda, trocam os papéis.
• Quando o jogo começa, um dos times tem nove jogadores em campo: o arremessador, que fica bem no centro do quadrilátero; o catcher (pegador), encarregado de pegar os arremessos; um defensor na primeira, outro na segunda e outro na terceira base; e outros defensores mais distantes, encarregados de pegar as rebatidas longas. O outro time começa o jogo com apenas um jogador, o rebatedor.
• O objetivo do arremessador é eliminar três rebatedores. Para eliminar um rebatedor, ele tem que arremessar corretamente três bolas sem que o rebatedor consiga acertá-las. Arremessar corretamente significa jogar a bola na mão do catcher (que fica postado atrás do rebatedor). Ela não pode passar longe do rebatedor – um juiz determina se o arremesso foi válido.
• O objetivo do rebatedor é acertar a bola corretamente – ou seja, jogá-la para dentro do campo. Se um adversário consegue pegá-la antes de cair no chão, ele também está eliminado.
• Quando o rebatedor acerta a bola corretamente, corre o mais rápido que pode para a primeira base. Se o defensor que se encontra nessa base receber a bola antes de o rebatedor chegar, o rebatedor também está eliminado.
• Se um rebatedor ocupa a primeira base, outro jogador vai rebater. Se um segundo rebatedor consegue uma boa tacada, ele corre para a primeira base; seu companheiro que estava nela corre para a segunda. E assim sucessivamente, até que um deles consiga correr até a "quarta base" (conhecida como home plate), anotando um ponto.
• Se o rebatedor consegue enviar a bola para além dos limites do campo, diz-se que ele fez um "home run": ele tem direito a correr automaticamente até a quarta base, marcando um ponto. Caso nesse momento haja outros jogadores ocupando bases, eles também correm até o home plate e cada um marca um ponto.
• Não há empate. Caso ao fim dos nove innings os dois times tenham o mesmo número de pontos, jogam-se innings extras até que haja um vencedor. Não são raras partidas com 15 ou mais innings, que levam mais de cinco horas.
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/031104/beisebol.html
Veja, abaixo, o Saiba mais com informações acerca das categorias de idade no beisebol e locais em São Paulo e Grande São Paulo, que possuem clubes de beisebol.
Em São Paulo - Capital, temos os seguintes clubes de beisebol:
-CENTRO ESPORTIVO DRAGONS (em Itapecerica da Serra)
-COOPER COTIA ATLÉTICO CLUB (em Cotia)
-GIANTS BASEBALL CLUBE (em São Paulo)
-SÃO PAULO BASEBALL CLUBE (em Embu Guaçu)
-SHIDA BASEBALL CLUBE (em Parrelheiros)
-NIKKEY SANTO AMARO BASEBALL CLUBE (em Parrelheiros)
-GECEBS BASEBALL CLUBE (em Arujá)
-IPIRANGA BASEBALL CLUBE (em Itapecerica da Serra)
-UNIVERSO BASEBALL CLUBE ( em Guararema)
-ANHANGUERA BASEBALL CLUBE (em Santana do Parnaiba)
Estes clubes tem atuado como centros de formação de jogadores e tem participado de competições estaduais e nacionais com resultados expressivos. Tem sido também a base das Seleções Brasileiras que são formadas para representar o Brasil nas competições internacionais. A cidade de São Paulo possui um belo Estádio Municipal de Beisebol, no bairro central do Bom Retiro, onde se realizam, de vez em quando, importantes jogos internacionais. O Estádio tem capacidade para 3.500 espectadores sentados e tem ficado super-lotado em várias oportunidades. Porém falta um plano de ocupação e exploração constante desta importante praça esportiva pública.
Na região metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo) existem mais de 20 clubes de beisebol congregando mais de 70% dos jogadores de beisebol do Brasil.
Alguns Clubes da Grande São Paulo são:
-OSASCO BASEBALL CLUBE
-BLUE JAYS BASEBALL CLUBE (Itaquaquecetuba)
-MOGI BASEBALL CLUBE (Mogi das Cruzes)
-GUARULHOS BASEBALL CLUBE
-ATIBAIA BASEBALL CLUBE
-SÃO BERNARDO BASEBALL CLUBE
-SUZANO BASEBALL CLUBE
-SANTO ANDRÉ BASEBALL CLUBE
-KODAMA BASEBALL CLUBE (Mauá)
-VARGEM GRANDE BASEBALL CLUBE
www.google.com.br/search?q=imagens+beisebol&ie=utf
Nenhum comentário:
Postar um comentário